Redução da biodiversidade, aumento da frequência de incêndios florestais, secas, temperaturas extremas, poluição e uma longa lista de efeitos conhecidos das mudanças climáticas também constituem uma consequência e causa da despovoação. As mudanças climáticas e a despovoação estão ligadas, retroalimentam-se e resultam em uma combinação fatal para áreas rurais.
As principais características desse círculo vicioso são as seguintes:
Migração. À medida que as pessoas se mudam para a cidade, o campo fica vazio, mais selvagem e descontrolado. Isso resulta em um aumento da fauna e da flora, o que é bom, exceto pelo fato de que, misturado com temperaturas extremas, provoca vastos incêndios florestais. Este êxodo rural também está relacionado a outras causas fatais das mudanças climáticas, como o aumento da indústria e da poluição, e o maior consumismo resultante de salários mais altos e novos estilos de vida.
Temperaturas extremas e desertificação, o que torna difícil para a indústria agroalimentar sobreviver sem ajuda econômica.
Na Europa, os países mediterrâneos são os mais afetados por este clima árido, mas muitos países foram afetados por essa tendência de êxodo durante o último século e estão tentando mitigá-la com diversas ações e políticas. Como mostrado no mapa abaixo, a Espanha é um dos estados mais afligidos. Mas o que a Espanha está fazendo a respeito?
População rural na Europa. Fonte: Reddit. 2021. Esta imagem não é de propriedade do Instituto Athenas, a intenção é puramente educacional.
Desde que a Espanha sofreu seu grande êxodo rural no final dos anos 60, as cidades têm estado superlotadas e as mudanças climáticas têm sido notáveis. Mesmo que a Espanha tenha visto um crescimento populacional proeminente de 15% na última década, cerca de 29% do território rural está exposto a altas taxas de despovoamento, 45% a problemas de aridez e 17,5% a ambos.
Municípios que perderam população na última década (2010-2019). Fonte: Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico. Esta imagem não é de propriedade do Instituto Athenas, a intenção é puramente educacional.
Há partidos políticos locais enfrentando esse dilema, como o "Teruel Existe", que se define como "o movimento cidadão que luta pela sobrevivência da província de Teruel", por "igualdade de oportunidades não importa onde você mora" e por "equilíbrio territorial" dentro da Espanha.
Além disso, muitas políticas e incentivos regionais foram aplicados por diversos partidos políticos, tais como:
O programa estatal para a Universalização de Infraestruturas Digitais para Coesão - Banda Larga, também financiado pela UE (NextGenerationEU), que pretende alcançar uma completa digitalização em todo o território espanhol, levando internet de qualidade para todas as cidades e vilarejos, até 2025. Isso pode ser uma política verdadeiramente atraente nos dias de hoje, considerando o aumento da quantidade de pessoas trabalhando em casa e o aumento geral da digitalização em qualquer negócio.
Incentivos como pagamentos mensais, subsídios habitacionais, reduções de impostos ou opções de empréstimo. Existem vilarejos oferecendo dinheiro apenas para viver lá. À medida que as pessoas vivem, consomem e ajudam na sobrevivência, ou até mesmo no crescimento.
Destinos turísticos sustentáveis em áreas rurais, que também estão associados à recuperação do patrimônio e à divulgação de projetos culturais.
Estes são apenas alguns exemplos relevantes que podem ser encontrados dentro das "130 Medidas para enfrentar o Desafio Demográfico" promovidas pelo governo desde 2021. O sucesso ou fracasso destes livros de políticas será descoberto nos próximos anos, mas isso não deve significar que mudanças adicionais não possam ser feitas no momento.
Há uma necessidade de mudança de mentalidade. Para recuperar a vida rural, a educação deve ser melhorada para abordar este problema. As escolas devem ensinar a valorizar o meio ambiente e a necessidade de diversificação. Mostrar como as pessoas deixando o campo significa casas vazias (enquanto pessoas sem-teto vivem nas cidades), como o êxodo rural acaba resultando em uma urbanização aumentada e excessiva, mais consumismo e o abandono de atividades agrícolas, pecuárias e florestais, entre outras. E como a falta de diversificação deixa a maioria dos espanhóis com menos oportunidades de emprego e um acesso mais difícil às necessidades básicas.
No entanto, abordar este problema requer não apenas melhoria educacional, mas uma abordagem multifacetada que também combine, por exemplo, desenvolvimento de infraestrutura e iniciativas focadas na comunidade. Investir em infraestrutura de transporte, como a expansão das redes de trem e ônibus, torna as áreas rurais mais acessíveis e atrativas para potenciais residentes. Ao lado disso, promover negócios locais, instituições educacionais e serviços de saúde em áreas rurais pode criar uma comunidade mais sustentável e próspera. Iniciativas como projetos de habitação acessível, eventos culturais e instalações recreativas contribuem para uma melhor qualidade de vida, tornando as áreas rurais não apenas lugares de residência, mas comunidades vibrantes e satisfatórias.
Em conclusão, a despovoação é uma preocupação importante que deve ser tratada com mais prioridade, pois afeta transversalmente a sociedade, a indústria, o clima e a economia, entre outros. Boas políticas ajudam a estabelecer um bom quadro de trabalho, mas a população deve estar disposta a alcançá-lo, caso contrário, nada melhorará.
Por: Irene Huerta Ramírez
BIBLIOGRAFIA
Equipo BLOG Grupo Cajamar. (n.d.). Cómo influye el cambio climático en la despoblación. Blog del Grupo Cajamar. Retrieved from https://blog.grupocajamar.com/como-influye-el-cambio-climatico-en-la-despoblacion/
OpenKRATIA (n.d.) La MIGRACIÓN CAMPO – CIUDAD en la ESPAÑA de los 60s. Retrieved from http://openkratia.blogspot.com/2013/08/la-migracion-campo-ciudad-en-la-espana.html
Reddit. 2021. Rural Population in Europe. Retrieved from https://www.reddit.com/r/europe/comments/li68fk/rural_population_in_europe/
Vicepresidencia cuarta y Ministerio para la Transición Ecológica y el Reto Demográfico. Secretaría General para el Reto Demográfico. (n.d.). El reto demográfico y la despoblación en España en cifras. Retrieved from lamoncloa.gob.es
A, González Rueda. El Español. December 20, 2022. La despoblación y el cambio climático coexisten e interactúan. Retrieved from https://www.elespanol.com/sociedad/20221220/despoblacion-cambio-climatico-coexisten-interactuan/725427725_0.html
Teruel Existe. 2023. Main page. Luchando por la igualdad de oportunidades. Retrieved from https://teruelexiste.info/
Gobierno de España. Ministerio de Asuntos Económicos y Transformación Digital. (n.d.). Programa de Universalización de Infraestructuras Digitales para la Cohesión - Banda Ancha. Retrieved from https://portalayudas.mineco.gob.es/InfraestructurasDigitales/Paginas/Index.aspx
Heraldo-Diario de Soria. February 14, 2023. Se inicia el despliegue de fibra óptica en los 46 municipios de Soria incluidos en el Plan UNICO 2022. Retrieved from https://heraldodiariodesoria.elmundo.es/articulo/soria/inicia-despliegue-fibra-optica-46-municipios-soria-incluidos-plan-unico-2022/20230214193239354887.html
Housfy blog. March 8, 2022. ¿Cuáles son los pueblos que ofrecen trabajo y vivienda? Retrieved from https://housfy.com/blog/pueblos-ofrecen-trabajo-vivienda/
Gobierno de España. Ministerio para la Transición Ecológica y el Reto Demográfico. (n.d). 130 Measures to address the Demographic Challenge. Retrieved from https://www.miteco.gob.es/es/reto-demografico/temas/medidas-reto-demografico/
ความคิดเห็น